Programas e Projectos

Programa e Projectos da Juventude

FUNDODEAPOIOÀSINICIATIVASJUVENIS(FAIJ)

O    Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis, é um Programa do Ministérioda Juventude e Desportos, que tem por objectivo financiar projectos de geração de renda, visando incrementar oportunidades de auto-emprego, desenvolver a cultura de gestão e poupança, bem como a sua participação nos programas de combate à pobreza no país.

O FAIJ tem por objectivo, financiar, prestarapoio, promover, incentivar e fortalecer as capacidades dos jovens no acesso aos programas de produção, de desenvolvimento de habilidades e de conhecimentos na área de geração derenda, produção de comida e de emprego com vista a garantir a sua intervenção em actividades de desenvolvimento económico a travésde:

Financiamento e apoio às iniciativas juvenis assente numa gestão participada dos jovens e integradas no Programa Quinquenal do Governo;

Promoção e incentivo à capacidade de iniciativa, o espírito empreendedor e o movimento cooperativo dos jovens;

Estabelecimento e fortalecimento de parcerias com instituições vocacionadas à educação capacitação, destinadas a criarem melhores oportunidades de inserção dos jovens na produção activa. 

PROGRAMA DE EDUCACAO FINANCEIRA

Trata-se de um projecto concebido para garantir uma melhor gestão das oportunidades de auto-emprego fornecendo habilidades sobre a poupanca e investimento aos jovens.

Tem como parceiros o NYA e Barclays.

Em funcionamento desde Agosto de 2014.

PRO-JOVEM

É um programadisponível para financiar iniciativas empreendedoras de associações juvenis, jovens singulares, micro e pequenas empresas juvenis, das zonas urbanas e peri-urbanas.

Em funcionamento desde o ano 2012.

PROJECTO OYE

Trata-se de um projecto que visa proporcionar oportunidades de emprego para jovens atraves da promocao do Agronegocio.

Tem como parceiros a SNV e instituicoes integrantes do Comite de Coordenacao.

Em funcionamento desde Maio de 2014

 BIENAL DE JOVENS CRIADORES DA CPLP

A Bienal de Jovens criadores é um espaço de diálogo e intercâmbio multicultural e artístico entre jovens e que se realiza de 2 em 2 anos em um dos países membros da CPLP.

Contribuir para reforçar o processo de integração da juventude, aproximação, intercâmbio e debate entre as direfentes identidades culturais e artísticas.

Estabelecer elos de ligação entre os profissionais e jovens criadores nas diversas perspectivas artísticas e culturais;e

Divulgar as obras de jovens artistas nacionais.

 CENTRO DE RECURSOS DA JUVENTUDE

Oprojecto do Centro de Recursos da Juventude, preconiza a criação de espaços para convivência, formação integral dos adolescentes e jovens em matéria de cidadania.

 GALA NACIONAL DO PREMIO JOVEM CRIATIVO

Valorizar a criatividade no seio dos jovens, assim como promover e desenvolver a consciência da criação de um movimento de responsabilidade juvenil, patriótico, civico, associativo e empreendedor. Reconhecer e premiar a criatividade juvenil em todos os domínios da actividade económica, social e cultural.

 

PROJECTO FERIAS DESENVOLVENDO O DISTRITO

 

Consiste em levar estudantes finalistas e recém-graduados aos Distritos no período de férias, afim de desenvolverem actividades de forma voluntária em diversos sectores que estejam em conformidade com a sua área de formação.

O Projecto, visa contribuir na redução dos índices de desemprego dos graduados do ensino superior e atrai-los a trabalharem nos Distritos.

O CENTRO JUVENIL DE ARTESANATO MOZARTE

Objectivos:

 Desenvolver e implementar acções de formação básica artesanal e de gestão de pequenos negócios e actividades micro empresariais para o auto-emprego direccionadas para os jovens.

Produzir e comercializar produtos artesanais para a auto-sustentabilidade do Centro.

Promover actividades socioculturais entre jovens de diferentes estratos sociais como meio de ocupação sã dos seus tempos livres.

 PROGRAMA GERACAO BIZ

O PGB é um programa multissectorial que envolve os Ministérios da Juventude e Desporto, Saúde e Educação e as AssociaçõesJuvenis;

A sua implementação, desde 1999, permitiu o aumento do conhecimento e melhoramento das atitudes dos jovens, relativamente à Saúde Sexual Reprodutiva e prevenção do HIV e SIDA, empoderamento e igualdade de género.