Imprensa

Notícias

A escola Comunitária São-vicente de Paulo da Malhangualene acolheu as cerimónias centrais de lançamento da Semana Nacional do Desporto que vai ter lugar de 16 a 23 do mês em curso em todo o território nacional sob o lema “Desporto, Paz e Desenvolvimento”inserido num leque bastante diversificado de iniciativas desportivas, de carácter informativo, demonstrativo e competitivo.

Participaram do evento mais de 500 crianças com demonstrações desportivas de todas as modalidades incluindo os jogos Tradicionais. A afluência massiva de estudantes, desportistas e do público em geral no evento, renova o compromisso e o esforço do Governo no sentido de continuar a alargar a criação de condições multiformes com vista ao desenvolvimento do desporto em Moçambique.

Ler mais

O Programa de Educação Financeira para Jovens, que objectiva fornecer instrumentos práticos para a juventude neste domínio, munindo-os jovens de habilidades e conhecimentos sobre gestão financeira, com enfoque nas escolas e comunidades, em colaboração com os líderes das localidades e bairros, privilegiando uma formação provida por jovens para jovens, através dos educadores de pares. A realização da Cerimónia de Entrega de Certificados aos Jovens Educadores de Pares, à luz do programa de Educação Financeira para Jovens, ocorreu no distrito da Matola, no Centro de Formação de Professores, uma parcela que insere o maior parque industrial do País, e que chama pelo empenho de uma juventude comprometida com o processo de desenvolvimento nacional, mais inclusivo e sustentável.

Ler mais

No âmbito do Programa Diálogo Permanente com a Juventude, uma iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos que visa promover a participação dos jovens no debate e procura de propostas de soluções para os principais problemas que os apoquentam, foi realizada uma “Reflexão sobre o Papel dos jovens no combate a sinistralidade rodoviária” presidida por Sua Excelência Alberto Nkutumula, Ministro da Juventude e Desportos, no dia 15 de Setembro do ano em curso, tendo contado com uma plateia de mais de 200 jovens provenientes de todas as artérias da Cidade e Província de Maputo.

A escolha do tema foi motivada pelo recrudescimento de acidentes de viação em Moçambique nos quais os jovens aparecem como os maiores protagonistas, provocando danos humanos e materiais, aliado ao excesso de velocidade; a falta de habilidade para conduzir e ao consumo excessivo de álcool e de outras drogas.

Ler mais

No âmbito do cumprimento das actividades do sector, o Ministério da Juventude e Desportos, através do Instituto Nacional da Juventude, realizou a cerimónia de Premiação Nacional do Jovem Criativo. Esta iniciativa destina-se a jovens dos 18 aos 35 anos e visa reconhecer e impulsionar a criatividade no seio dos mesmo, bem como promover e desenvolver, o espirito criativo no seio dos jovens.

O evento serviu para premiar jovens que se distinguiram pela sua acção nas áreas de Empreendedorismo, Inovação Científica e Criação Artística. De acordo com o Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, o Prémio Jovem Criativo, edição 2017, aparece numa altura em que a juventude é chamada a redobrar esforços na criação do bem-estar social e económico dos moçambicanos.

Nos três domínios de eleição ao Prémio, os jovens têm contribuído através do seu intelecto para o alcance de novos patamares do progresso socioeconómico, sendo que, multiplicam-se os apelos aos jovens criadores para que se esmerarem na busca de soluções práticas para os desafios que os apoquentam a todos os níveis.

Ler mais

O futebol moçambicano discutiu o uso de métodos informatizados para a pesquisa de talentos e elaboração de base de dados, aliados a critérios de acompanhamento e promoção, tendo como finalidade a sua exportação para mercados futebolísticos financeiramente mais aliciantes para rentabilizar os próprios clubes. O 1º Fórum de Scouting, subordinado ao tema “O Futuro do Futebol Moçambicano” constituído por três painéis temáticos, o fórum discutiu vários temas dentre os quais, Não Desperdiçar Talentos: o Papel do Estado, Entidades Nacionais e Clubes, onde faziam parte do painel principal o Director Nacional do Desporto, Francisco da Conceição, o Director Geral do Instituto Nacional do Desporto, Salazar Picardo e presidentes de alguns clubes da cidade de Maputo.

O Ministério da Juventude e Desportos encara a realização do 1º Fórum de Scouting – o Futuro do Futebol em Moçambique, como evidência inequívoca de que a decisão do Governo de criar um ambiente favorável ao florescimento das Sociedades Anónimas Desportivas responde, de forma oportuna, às preocupações dos fazedores do desporto em Moçambique, na sua mais ampla dimensão e, no caso em apreço, a do futebol.

Ler mais

A Cerimônia de Premiação Desportiva teve lugar no Estádio Nacional do Zimpeto, tendo sido dirigida pelo ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, na presença dos laureados, quadros do pelouro, dirigentes desportivos e convidados. Foram no total cinco modalidades premiadas, nomeadamente basquetebol, vela, canoagem, judo e atletismo adaptado. Depois da entrega dos cheques aos vencedores, coube ao Ministro, Alberto Nkutumula proferir o discurso da ocasião tendo, nas suas notas introdutórias, destacado o facto de 2016 ter sido um ano importante na história do desporto nacional por ter-se traduzido numa época de grandes conquistas, na arena das competições internacionais, com particular realce para o regresso de Moçambique ao pódio olímpico.

Ler mais

O Ministério da Juventude e Desportos realizou, de 17 a 18 de Agosto, do ano em curso, o seu 17º Conselho Coordenador, no Estádio Nacional do Zimpeto, com o objectivo de avaliar e coordenar as actividades dos órgãos centrais e locais, nos domínios da juventude, desporto e voluntariado. Em termos específicos, o Órgão fez o balanço do Plano Económico e Social 2017, analisou o Plano Económico e Social para 2018, estratégias, métodos e técnicas com vista a realização das actividades do sector.

Ler mais

No quadro da cooperação, amizade e intercâmbio entre os países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa – CPLP, tem lugar de 24 a 29 de Junho, corrente na Vila Nova de Cerveira em Portugal, a VIII Bienal de Jovens Criadores da CPLP, onde Moçambique participa com uma delegação de 19 elementos dentre jovens expositores e técnicos.

Ler mais

Manica com um desempenho simplesmente avassalador, tendo ganho modalidades como Atletismo, basquetebol, vôlei e Jogos Tradicionais, foi considerada campeã absoluta do XIII Festival Nacional dos Jogos Escolares Gaza-2017. Em segundo lugar ficou a província de Maputo que brilhou no Andebol em ambos os sexos. O pódio foi completado pela cidade de Maputo, que esteve bem no Basquetebol e no Vôlei feminino.

Ler mais

O Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula disse ontem em Maputo num espaço tido como pico de um processo de debates em prol do desenvolvimento do potencial da juventude, que os jovens devem confiar em si próprios para a realização dos seus sonhos, visando alcançar o sucesso na sua vida pessoal, académica e profissional.

Ler mais