Imprensa

Notícias

MAPUTO, 6 DEZEMBRO DE 2018 – Numa Gala realizada sob o lema “Voluntários Construindo Comunidades Resilientes”, e co-organizada pelo Conselho Nacional do Voluntariado (CNV) em coordenação com o Ministério da Juventude e Desportos e a Voluntary Service Overseas (VSO), ontem quinta-feira, 16 de Dezembro 2018, em Maputo, onde foram apresentados os resultados do concurso, entrega de certificados e distinção de personalidades no âmbito da Quinzena do Voluntariado, edição 2018, foi distinguido o jovem da KaTembe, Bruno Chaincomo, que em 2016 salvou 32 pessoas de um naufrágio na baia de Maputo.

Ler mais

MAPUTO, 5 DEZEMBRO DE 2018 – Moçambique juntou-se ao mundo numa só Mesa Redonda, em Maputo, a 5 de Dezembro corrente, para celebrar o Dia Internacional do Voluntario, sob o lema “O Papel do Voluntario na Erradicação dos Casamentos Prematuros e Empoderamento da Rapariga”, evento que juntou no mesmo espaço pouco mais de 150 participantes.

Intervindo na abertura do evento, Ornila Machel, Directora Nacional-Adjunta para Assuntos da Juventude, disse que a Mesa Redonda pretende ser um espaço de reflexão dos voluntários ao nível nacional.

Ler mais

MAPUTO, 3 DEZEMBRO DE 2018 – A delegação moçambicana que vai participar, de 6 a 16 de Dezembro corrente, dos 8° jogos da juventude da região 5 da União Africana (AUSC R5), em Gaberone, Botswana, despediu-se, nesta segunda-feira, da Vice-Ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira, com promessas de fazer o melhor para honrar o país.

Para além dos 36 atletas que representam as cinco modalidades desportivas, nomeadamente, (i) atletismo adaptado; (ii) atletismo convencional; (iii) tênis em ambos gêneros; (iv) judô em masculinos e (v) voleibol em femininos, integram a delegação moçambicana cinco coordenadores e igual número de treinadores, equipa médica, árbitros, atletas-guia, um jornalista e técnicos do Ministério da Juventude e Desportos.

Ler mais

MAPUTO, 28 NOVEMBRO DE 2018 – “Discutam Moçambique real e incluam, nos debates, prioridades do Governo ligados à agricultura, energia e infra-estruturas”.  Esta foi a sugestão da Ministra da Juventude e Desportos, que, na manhã quarta-feira, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo, inaugurou a segunda edição do Mozefo Young Leaders. Ao dirigir-se aos jovens moçambicanos, presentes no local, Nyeleti Mondlane disse que o seu desejo é ver os debates do Mozefo Young Leaders a ter um impacto na maior parte dos jovens, com resultado tangíveis a curto e médio prazo.

Ler mais

MAPUTO, 26 NOVEMBRO DE 2018 – Foi lançada hoje (26), em Maputo, a Quinzena do Voluntariado, sob o lema “Voluntários Construindo Comunidades Resilientes”.

No seu discurso de abertura, a Vice-Ministra da Juventude e Desportos, Ana Flavia Azinheira, disse que a visão global do movimento Voluntario, que hoje inicia, far-se-á sentir em todo território nacional, de 26 de Novembro a 08 de Dezembro, cuja iniciativa é do Conselho Nacional do Voluntariado (CNV) em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos, VSO e a UNV, que se alarga a toda sociedade civil, incluindo as entidades promotoras do voluntariado e não só.

Ler mais

MAPUTO, 16 NOVEMBRO DE 2018 – A Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Brooke Mondlane, dirigiu na manhã desta sexta-feira a cerimónia de abertura da Sexta Conferência Nacional de Jovens Empreendedores, que decorre sob o lema “Por um Desenvolvimento Económico Centrado nas Pessoas”, numa das estâncias hoteleiras da cidade de Maputo.

No seu discurso de abertura, Nyeleti Mondlane disse que a VI Conferência constitui um sinal inequívoco de que o empreendedorismo é assumido como uma alternativa estratégica para o estímulo da criação, produção, inovação e gerador de oportunidades consistentes de empregos e auto-empregos no contexto actual.

Ler mais

MAPUTO, 5 NOVEMBRO DE 2018 – A Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Brooke Mondlane, procedeu, na manhã desta segunda-feira (05), em Maputo, a abertura oficial da V Amostra Nacional de Jovens Criadores, onde participam cerca de 25 jovens expositores provenientes de vários cantos do país.

A V Amostra Nacional de Jovens Criadores, que abriu hoje até 8 de Novembro corrente, no Centro de Recursos Juvenis (MOZARTE), tem como objecto fortalecer a identidade moçambicana e a unidade nacional, assim como criar um espaço de interacção e intercâmbio artístico-cultural entre jovens de diferentes pontos do país e incentivar o espírito criativo e inovador com vista a promover o emprego e auto-emprego no seio da juventude moçambicana.

Ler mais

MAPUTO, 30 OUTUBRO DE 2018 – O Director-Geral do Instituto Nacional do Desporto (INADE), Francisco da Conceição, em representação da Ministra da Juventude e Desportos, procedeu ontem, em Maputo, à abertura solene do V Curso de Gestão Desportiva.

Intervindo na ocasião, o Director-Geral do INADE disse que é missão do Governo de Moçambique assegurar que o desporto seja liderado por quadros devidamente capacitados de forma a responder às exigências a nível local, provincial, nacional e até internacional.

Ler mais

MAPUTO, 19 OUTUBRO DE 2018 – A Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Brooke Mondlane, recebeu na tarde desta sexta-feira (19), no seu gabinete de trabalho, uma delegação constituída por adolescentes e jovens que portavam uma síntese do posicionamento da rapariga saída da V Conferência Nacional da Rapariga, que teve lugar no pretérito mês de Agosto, no distrito de Boane, província do Maputo.

Ler mais

MAPUTO, 12 OUTUBRO DE 2018 – A Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Brooke Mondlane, recebeu na manhã desta sexta-feira (12), das mãos do Director-Geral da Mitsui & CO,Takashi Masuda, o material desportivo composto por bolas, bombas de ar e redes para balizas, acto que se enquadra nos esforços que o Governo tem vindo a desenvolver para o bem do desporto moçambicano.

Ler mais