Imprensa

Notícias

No âmbito do acompanhamento e avaliação das acções realizadas em prol da juventude e desportos, uma equipa de técnicos da Direcção Provincial da Juventude e Desportos da província de Nampula escalou sucessivamente aos Distritos de Angoche, Mogovolas, Larde, Erati e Moma entre os dias 11 e 16 do corrente mês, para aferir in-loco o grau de implementação dos programas e políticas do sector.

Ler mais

No âmbito do Programa de Formação dos Agentes Desportivos, o Ministério da Juventude e Desportos, através da Direcção Provincial da Juventude e Deportos de Inhambane, levou a cabo uma acção de capacitação de 30 árbitros de futebol 11, no Distrito de Guvuro, no mês de Abril do ano em curso.

Ler mais

O Instituto Nacional do Desporto, braço operativo do MJD para a área do desporto, organizou com sucesso Gala Nacional do Desporto o evento O evento tinha como objectivo homenagear os intervenientes do desporto que se destacaram e tem vindo a se destacar a nível individual e colectivo na promoção do desenvolvimento do Desporto. 

Ler mais

A associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEFUM), realizou a cerimônia de recepção no Anfiteatro do Ministério da Juventude e Desportos em Maputo dos participantes da décima terceira edição do Programa Férias Desenvolvendo o Distrito (PFDD). Uma iniciativa que tem como objectivo dar oportunidade de estágio aos estudantes moçambicanos finalistas e recém-graduados do ensino superior nos vários distritos do país.

Vice-Ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira que presidiu a cerimônia, reiterou o compromisso do Governo de continuar a prestar o apoio técnico e metodológico, as várias iniciativas do Movimento Associativo Juvenil, como é o caso do Programa Férias Desenvolvendo o Distrito.

Osvaldo Mauaie, coordenador geral do AEFUM disse que esta edição que decore sob lema: “Estudante em Busca de Uma Oportunidade no Distrito” defendeu que os desafios da organização vão mudando com o tempo, visto que hoje já não faltam quadros superiores como tal nos distritos com a massificação do ensino superior. Mas, faltam jovens com capacidade de olhar para o distrito e identificar oportunidades para geração de renda.

Ler mais

A Ministra da Juventude e Desporto, Nyeleti Mondlane, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, em Maputo, com gestores da Federação Moçambicana de Futebol, Liga Moçambicana de Futebol, actores de futebol a vários níveis, antigos dirigentes governamentais e jornalistas desportivos para uma reflexão sobre o futebol nacional.

 A situação actual do futebol nacional e suas perspectivas futuras foi o tema central da reflexão que durou cerca de duas horas e meia.

Ler mais

A Vice-Ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira, procedeu ontem o lançamento da Gala Nacional do Desporto, evento a ter lugar no dia 29 do mês em curso, na Cidade de Maputo. O momento revela a sensibilidade do Governo em continuar com a promoção e divulgação da prática de desporto e actividade física com a finalidade de distinguir todos aqueles que ao longo da época desportiva anterior tenham contribuído, de forma preponderante para o desenvolvimento do desporto nacional e para a elevação do nome do país além-fronteiras.

Na sua locução, a vice-Ministra da Juventude e Desportos, falou das várias inovações que irão marcar a gala deste ano, sendo das mais destacadas, a introdução das categorias de formação e massificação e de edificação e manutenção de infra-estruturas desportivas.

Ler mais

Moçambique foi escolhido pela segunda vez como rota da passagem do troféu mais cobiçado do mundo do futebol da FIFA, desta vez, durante a sua digressão a caminho da Rússia, tendo movimentado massas de todas as idades e segmentos sociais. A cerimónia oficial foi dirigida pela Nyeleti Mondlane, Ministra da Juventude e Desportos no Aeroporto Internacional de Mavalane, em representação do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyussi.

No entanto, após a chegada ao Aeroporto, a Ministra da Juventude e Desportos coube-lhe a honra de descerrar a lápide contendo o troféu que primeiro foi apreciado no avião que o transportava por um número restrito dos presentes e depois seguiu até ao Estádio Nacional do Zimpeto, onde mais gente teve a oportunidade de apreciar e tirar fotografias para a posteridade.

Ler mais

A Ministra da juventude e Desportos, Nyeleti Mondlane recebeu na manhã desta Segunda-Feira, 26 de Fevereiro, o presidente da FIBA-África, Hamane Niang que encontra-se no país no âmbito das eliminatórias para o mundial da China-2019 que tiveram lugar em Maputo. Durante o encontro de cortesia a Ministra da Juventude e Desportos, destacou a participação da Seleção Nacional neste evento e a forma como os atletas encarraram o peso da responsabilidade de representar toda uma nação num evento daquela envergadura. Num outro ângulo de abordagem, Nyeleti Mondlane, afirmou e reconheceu que é preciso melhorar as infra-estruturas desportivas para a prática de basquetebol no país tendo apelado o apoio da FIBA para o alcance deste desiderato “reconhecemos que precisamos de fazer mais para melhor as infra-estruturas e aproveitarmos todas as janelas abertas para o efeito”

Ler mais

O moçambola constitui o maior produto desportivo nacional, pelo seu percurso, pela qualidade de organização da competição e pela sua força aglutinadora dos vários estratos da sociedade, proporcionando espectáculo a milhões de moçambicanos, das zonas mais recônditas do país aos centros urbanos, dando sentido aos princípios e valores da unidade nacional. Foi por esta e outras razões que levaram com que vários parceiros de midia, concretamente a Sociedade Noticias e de outros do ramo económico, a unirem esforços para a valorização dos atletas doMoçambola através do prémio “Melhor Jogador do Moçambola – 2018”

Ler mais

O Ministério da Juventude e Desportos tem vindo a identificar parcerias para melhor prossecução dos seus programas a luz do Plano Quinquenal do Governo, é nesta senda que depois do acordo selado com a menina de ouro, Maria de Lurdes Mutola para apoio em várias áreas de desenvolvimento desportivo, a Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Mondlane convidou o judoca moçambicano Edson Madeira para se juntar à vários esforços e iniciativas tendentes a desenvolver o desporto no país. O executivo espera que o antigo atleta do judô, empreste o seu valioso contributo nos programas de prospecção, detenção e encaminhamento de talentos, bem como na massificação das artes marciais em todo país.

Ler mais