Imprensa

COMITÉ INTERSECTORIAL DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ADOLESCENTES E JOVENS EM AVALIÇÃO

Data: 18/12/2018
COMITÉ INTERSECTORIAL DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ADOLESCENTES E JOVENS EM AVALIÇÃO

MAPUTO, 17 DEZEMBRO DE 2018 – O Comité Intersectorial de Apoio ao Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens (CIADAJ), encontra-se reunido sob o lema “Investir na Juventude é Garantir o Aproveitamento do Dividendo Demográfico”, entre hoje e amanhã, em sede do VII Seminário Técnico, na província de Maputo, para passar em revista o ponto de situação das actividades realizadas até ao III Trimestre deste ano e preparar o Plano de Acção da Implementação da Política da Juventude para 2019.

Intervindo na ocasião, a Secretária Permanente do Ministério da Juventude e Desportos, Ivete Alane, em representação da Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Brooke Mondlane, que não pôde estar por razões de sobrecarga da agenda, disse que investir na juventude é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Moçambique.

“Estamos convictos que investir na juventude é condição determinante para que Moçambique tire maior e melhor proveito do Dividendo Demográfico, algo que até o momento constitui um enorme desafio, mas também, uma importante oportunidade”, sublinhou Alane.

A Secretária Permanente disse, igualmente, que as reflexões neste seminário devem incidir, também, na planificação e harmonização de acções tendo em consideração que 2019 é o último ano do presente mandato.

“É imperioso que diversos programas de apoio a iniciativas juvenis constantes no nosso PQG 2015 – 2019 e não só, sejam evidenciados no Plano de Acção que sairá deste seminário. Este seminário deve contribuir para o cumprimento efectivo das metas do quinquênio”, destacou.

Importa referir que o CIADAJ é o órgão de coordenação multisectorial do Governo, cujo novo figurino, aprovado através do Decreto 26/2016 de 18 de Julho, determina que este órgão é presidido pelo Primeiro-Ministro, coadjuvado pelo Ministro que superintende a área da Juventude, na qualidade de Vice-presidente e é constituído por 08 Ministros e 01 representante da Sociedade Civil como membros do Plenário.