Imprensa

Empreendedorismo Juvenil em Moçambique: Desafios e Oportunidades

Data: 16/05/2017
Empreendedorismo Juvenil em Moçambique

O programa “Cesta-Jovem”, no qual são debatidos assuntos sobre a sociedade moçambicana, com maior enfoque para os jovens, uma iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos, realizada em parceria com a Televisão de Moçambique (TVM), conheceu a gravação da sua 8ª Edição, subordinada ao tema “Empreendedorismo Juvenil em Moçambique: Desafios e Oportunidades”. 

Durante o evento, que teve lugar no Centro Juvenil da Wack Up, Cidade da Matola,  foram abordados diversos aspectos em torno do tema, num painel formado por três oradores, nomeadamente, Araújo Araújo (Consultor Empreendedor), Aurélio Dinga (presidente da Associação Juvenil da Ajuda ao Próximo) e Nazira Fernandes (Activista da Wack Up).

Levantada no debate a questão “o que é preciso para tornar os moçambicanos mais empreendedores e capazes de fazerem face aos desafios actuais do país?”, os painelistas avançaram que a questão de empreendedorismo e inovação requer ambiente propício para que tenham lugar e, o Governo deve ater-se à sua responsabilidade de criação condições favoráveis ao exercício, através de políticas orientadas nesse sentido.

Num outro desenvolvimento os painelistas acrescentaram que “tomando em linha de conta que o empreendedor é um indivíduo que busca recursos necessários para a materialização da sua ideia para o mercado, este assume uma atitude proactiva, tendo  a capacidade de auto-motivar-se, para percorrer essa jornada cheia de bons e maus momentos. No mundo competitivo em que vivemos, este empreendedor tem que ser inovador, deve ser capaz de se diferenciar da sua concorrência, encontrar o seu nicho e, a partir daí, ter a ousadia de fazer crescer o seu negócio.

A massa associativa juvenil que acorreu de forma assinalável ao programa mostrou ter pleno domínio do tema em reflexão, deixando expressas valiosas contribuições relativas às condições necessárias para se converter um jovem em empreendedor de sucesso.