Imprensa

Governo e parceiros discutem desafios e perspectivas do PGB

Data: 02/05/2018
 Governo e parceiros discutem desafios e perspectivas do PGB

A Ministra da Juventude Desportos, Nyeleti Mondlane, dirige nos dias 2 e 3 de Maio corrente, na cidade da Beira, a Reunião Nacional do Programa Geração Biz, o evento junta Governo e parceiros para em conjunto fazer o balanço da implementação do programa e desenhar novas abordagens em função das dinâmicas que ocorrem na sua implementação. O encontro constitui um importante momento de reflexão sobre o papel do PGB na promoção de Saúde Sexual e Reprodutiva e prevenção do HIV e SIDA entre adolescentes e jovens.

E também uma oportunidade impar para a busca de soluções e oportunidades com vista a garantir sustentabilidade do programa como de âmbito nacional sob liderança do Governo.

A implementação do PGB ao longo dos anos permitiu o seu crescimento e ampliação em termos territoriais bem como no uso de novas tecnologias de comunicação e informação e outras inovações tal como é o caso das plataformas Rapariga-Biz e Menina-Biz para permitir maior alcance dos adolescentes e jovens de todo o país.

Para Nyeleti Mondlane, que discursava na cerimónia de abertura do evento, a realização da Reunião Nacional do PGB, é uma demostração inequívoca de que o Governo e os parceiros reconhecem a importância de promover a concretização dos direitos de saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens, sendo igualmente um dos pilares prioritários do Programa Quinquenal do Governo dado o papel fundamental que desempenha no desenvolvimento do capital humano e na promoção da melhoria da qualidade de vida dos jovens e da rapariga em particular.

O Programa Geração Biz (PGB) é uma plataforma multissectorial do Governo, no qual estão envolvidos, de forma articulada e integrada, os Ministérios da Juventude e Desportos, Saúde, Assuntos Constitucionais e Religiosos e encontra-se em implementação desde 1999 com a função de prover informação e serviços de saúde de qualidade para os jovens.