Imprensa

MOZEFO cria fórum Especial da Juventude para 2018

Data: 30/11/2017
MOZEFO cria fórum Especial da Juventude para 2018

Depois do sucesso do Mozefo Young Liders, o Grupo Soico na voz do seu PCA, anunciou para próximo ano 2018 a criação de um Fórum Especial da Juventude, o espaço visa abrir debate dedicado aos jovens moçambicanos e promover a partilha de experiências e conhecimento que possam contribuir para formação e desenvolvimento de capacidades de liderança e empreendedorismo. Ao longo do Mozefo Young Liders, foram promovidos debates em torno das temáticas de desenvolvimento económico que mais preocupam os jovens para estimular a sua participação cívica na sociedade.

A tónica central do evento foi a ideia de que, a natureza foi bastante generosa com a Africa tendo abençoado o continente com abundância de uma vasta gama de recursos naturais suficientes para transformar o gigante adormecido num colossal da economia mundial. Entretanto, ainda persistem problemas estruturantes ligados a questões de mão-de-obra qualificada, ambiente de negócios virado para o desenvolvimento e acções governamentais radicalmente inclusivos e competentes, condição Sine qua non para libertar a Africa das armadilhas da ajuda externa a que se encontra voltada desde o século passado.

Esta tese foi defendida de forma unanime pelo antigo Presidente do Mexico, Vicente Fox; antiga Presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, antigo Primeiro-ministro do Cabo Verde Dr. José Maria Neves e pelo diplomata e líder do CDS-PP, Dr. Paulo Portas em Maputo na abertura do Fórum MOZEFO Young Liders, um espaço de debate, discussão e busca de mecanismos apropriados para o empoderamento da juventude moçambicana e sua participação no processo de desenvolvimento.

Perante uma plateia com mais de 200 jovens empresários, estudantes, representantes de associações e líderes juvenis os antigos governantes partilharam suas experiências de mais de 15 anos de governação e desafiaram os jovens a investirem no conhecimento como uma vantagem competitiva e qualitativa para conquistarem espaço no mercado de trabalho.