Imprensa

Manica campeã absoluta dos Jogos Escolares Gaza-2017

Data: 31/07/2017
Manica campeã absoluta dos Jogos Escolares Gaza-2017

Manica com um desempenho simplesmente avassalador, tendo ganho modalidades como Atletismo, basquetebol, vôlei e Jogos Tradicionais, foi considerada campeã absoluta do XIII Festival Nacional dos Jogos Escolares Gaza-2017. Em segundo lugar ficou a província de Maputo que brilhou no Andebol em ambos os sexos. O pódio foi completado pela cidade de Maputo, que esteve bem no Basquetebol e no Vôlei feminino.

Na tarde da premiação dos vencedores Xai-Xai parou para testemunhar a festa do encerramento dos Jogos Escolares, cuja a cerimônia teve lugar no lotado campo do Ferroviário de Gaza. Numa cerimônia colorida como já tinha sido a abertura. O lema dos jogos “Desporto Escolar Preservando a Natureza” foi exaltado através de uma canção produzida localmente, com apelo ao combate a caça furtiva e a preservação do Rinoceronte, a mascote do evento, um animal em vias de extinção no país devido a caça furtiva.
O acto do fecho do evento foi dirigido pelo Primeiro Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que exortou aos alunos que participaram dos jogos de Gaza a continuarem a praticar o desporto na escola e noutros locais sem, no entanto, prescindir do mais importante, que são os estudos. Segundo o Primeiro Ministro, em Gaza testemunhou-se a revelação de grandes talentos em diferentes modalidades, que faz com que o Governo acredite que este é um viveiro de atletas para os diferentes clubes e federações nacionais.
Do Rosário sublinhou, por outro lado, o facto de durante os dez dias de convívio, os estudantes, não só terem demostrado habilidades desportivas, mas também a oportunidade de trocar experiências das várias vivências socioculturais do nosso país.