Imprensa

Ministro da Juventude e Desporto Disserta na Unesco, em Paris

Data: 24/05/2017
Ministro da Juventude e Desporto Disserta na Unesco, em Paris

O Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, participa, em Paris, nas comemorações da Semana Africana, a decorrer de 22 a 26 de Maio corrente, tendo sido Moçambique delegado para ser o País responsável pela dinamização das actividades centrais da celebração, que insere exposições, conferências, debates e projecção de filmes, que espelham a riqueza e outras realidades do continente africano.

Nessa óptica, a Delegação de Moçambique junto da UNESCO realizou, no dia 23 de Maio, em Paris, uma palestra sobre os “Os desafios da Juventude para o Desenvolvimento do Continente, proferida pelo Ministro da Juventude e Desportos de Moçambique, Alberto Nkutumula, à luz da comemoração do 42º Aniversário da Independência Nacional da República de Moçambique.

No evento o Ministro referiu o facto de África estar a investir cada vez mais na juventude por forma a combater o analfabetismo e dotar a juventude da ciência e técnicas necessárias para combater a pobreza no continente. Concluindo que “as tarefas estão claras. Felizmente os problemas estão diagnosticados. Os meios estão ao nosso alcance. As soluções devidamente identificadas. A juventude existe, embora não havendo uma fórmula única para todos os problemas de conflitos armados, de corrupção, de analfabetismo, de epidemias. Cada país deverá, de acordo com a sua realidade concreta, adaptar estas soluções e garantir que esta geração marque a história de África como a que levou o continente ao desenvolvimento.”