Imprensa

NYELETI MONDLANE CONVIDA JOVENS A DISCUTIR MOÇAMBIQUE REAL NO YOUNG LEADERS

Data: 29/11/2018
NYELETI MONDLANE CONVIDA JOVENS A DISCUTIR MOÇAMBIQUE REAL NO YOUNG LEADERS

MAPUTO, 28 NOVEMBRO DE 2018 – “Discutam Moçambique real e incluam, nos debates, prioridades do Governo ligados à agricultura, energia e infra-estruturas”.  Esta foi a sugestão da Ministra da Juventude e Desportos, que, na manhã quarta-feira, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo, inaugurou a segunda edição do Mozefo Young Leaders. Ao dirigir-se aos jovens moçambicanos, presentes no local, Nyeleti Mondlane disse que o seu desejo é ver os debates do Mozefo Young Leaders a ter um impacto na maior parte dos jovens, com resultado tangíveis a curto e médio prazo.

De acordo, com a Ministra da Juventude e Desportos, depois destes dois dias de debates e troca de experiências, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, os jovens terão ferramentas para alavancar o país, com capacidades de pensar numa política monetária assertiva que permite redução da inflação e fortalecimento do metical em relação ao dólar. E ainda deixou uma promessa: “O Governo vai continuar a apoiar iniciativas juvenis e a micro e médias empresas dos jovens”, afinal o Governo está certo que há muito a fazer para e com a juventude.

Mondlane convidou os jovens a discutir o país de modo a ultrapassar problemas relacionados com a demografia, caracterizado por elevado número de dependentes, com famílias com menos pessoas a produzir, má nutrição e casamentos precoces. “Queremos que os jovens possam intervir na superação deste tipo de casos e que o Grupo SOICO continue preocupado em incentivar os jovens, fazendo deles mentores do progresso”. E a governante acrescentou: “Para sermos o futuro, temos que ser dedicados. Por isso devemos encarar o presente com responsabilidade, de modo que o país desenvolva e os jovens de amanhã possam aproveitar-se de valores com tolerância”.

Segundo entende Nyeleti Mondlane, liderar iniciativas empreendedoras é tarefa complexa, que envolve valores sócio-culturais, daí que os jovens devem procurar obter conhecimentos e capacidades que lhes permite assimilar valores. “Assim, acreditamos que as experiências partilhadas aqui servirão de prova que a inovação e a criatividade são fundamentais para o sucesso. Como Governo, vamos continuar a criar ambiente favorável para iniciativas empreendedoras desenvolvam-se”.