Imprensa

Nyeleti Mondlane inteira-se do funcionamento do MJD

Data: 15/12/2017
Nyeleti Mondlane inteira-se do funcionamento do MJD

Numa acção relâmpago que visa conhecer melhor os cantos da casa a Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Mondlane, iniciou na última Segunda-feira, visitas às direções nacionais da Juventude e Desportos incluindo as instituições tuteladas, com objectivo de apurar o seu estado patrimonial e o grau de implementação das suas políticas e programas. 

O périplo teve como ponto de partida o Centro de Recursos Juvenis da Mozarte e culminou com um encontro restrito com a direção do Instituto Nacional da Juventude (INJ). Na Mozarte, a senhora Ministra visitou todo o espólio artístico existente naquele local, interagiu com jovens que desenvolvem várias actividades artesanais, empreendedorismo e outras formas de empoderamento da juventude com foco na sua participação activa no processo de desenvolvimento do país.

No final, a Ministra recomendou ao INJ estudar a possibilidade de expansão da experiência do Centro de Recursos Juvenis da Mozarte para outras províncias bem como fazer uma reflexão profunda sobre o impacto do Fundo de Apoio das Iniciativas Juvenis (FAIJ) no seio do público-alvo.

No segundo dia da sua visita, a senhora Ministra escalou o emblemático Complexo Desportivo do Zimpeto, tendo passado sucessivamente pela Piscina Olímpica, Estádio Nacional e AphartHotel que contempla 80 casas da Vila Olímpica geridas pelo Fundo de Promoção Desportiva (FPD). Ao longo da visita à estas infra-estruturas Nyeleti Mondlane, tomou nota do estágio dos empreendimentos tendo, desafiado o Fundo de Promoção Desportiva e o Instituto Nacional do Desporto a encontrarem soluções criativas e alternativas para o financiamento das actividades desportivas no país.

Nestas visitas internas a Ministra fez-se acompanhar da Vice-Ministra, e de uma vasta equipa multidisciplinar do sector.