Imprensa

Projecto“Jovem Nota 20” oficialmente lancado

Data: 09/08/2018
Projecto“Jovem Nota 20” oficialmente lancado

A Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Mondlane, lançou publicamente O ProjectoJovem Nota 20” que tem como enfoque, reduzir os impactos negativos do excessivo consumo de álcool, drogas e tabaco no seio da juventude moçambicana, através da realização de campanhas de consciencialização, aliado a realização de actividades que promovam hábitos de vida saudável no seio deste grupo social, até 2019.

O Projecto “Jovem Nota 20”, é uma iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos que visa promover e estimular a mudança de comportamento de adolescentes e jovens, através de campanhas de sensibilização contra os males que enfermam esta camada social, nomeadamente os casamentos prematuros, violência doméstica, gravidez precoce, a falta de civismo entre outros.

O Projecto “Jovem Nota 20” vem reforçar as acções desenvolvidas através  do Programa Geração Biz e respectivas plataformas como: SMS BIZ, MoBiz, Menina Biz, cujos pressupostos estão virados para o empoderamento dos adolescentes e jovens em particular a rapariga para o uso dos serviços de saúde (Serviços Amigos dos Adolescentes e Jovens, com vista a travar os crescentes índices de infecção pelo HIV, usando o desporto como um dos recursos para maior envolvimento da rapariga através do Futebol Menina Biz,”. Os programas de que nos referimos beneficiaram, mais de 200 mil adolescentes e jovens no primeiro semestre do presente ano e mais de 1 milhão em 2017.

Esta iniciativa demonstra a preocupação do Governo com os índices elevados de consumo do álcool e outras drogas, do aliciamento de jovens para o mundo do crime e da adopção de comportamentos desviantes. Igualmente demonstra, a nossa prioridade no combate aos actuais níveis de desistência da rapariga na escola advinda da gravidez precoce e indesejável, dos casamentos prematuros, das doenças sexualmente transmissíveis entre outros males que assolam a nossa juventude.

Em Moçambique, a Juventude constitui a maior faixa etária, facto que eleva o investimento do Governo por via de implementação das políticas concretas com enfoque para os jovens.

A cerimónia de lancamento do ProjectoJovem Nota 20” teve lugar em Maputo, na Escola Secundária Francisco Manyanga e contou com a participação de vários sectores afins.