Programas e Projectos

Programas e Projectos do Desporto

PROJECTO DE MASSIFICAÇÃO DO DESPORTO INFANTO-JUVENIL “JUVENTUDE OCUPADA, JUVENTUDE SAUDÁVEL”

O Projecto de <strong>Massificação do Desporto Infanto-Juvenil “Juventude Ocupada, Juventude Saudável”</strong> enquadra-se no Programa do Desporto para Desenvolvimento do Ministério da Juventude e Desporto (MJD).

O projecto surge como estratégia de revitalização do Desporto cujo objectivo central é garantir o acesso à prática das actividades físicas e desportivas aos cidadãos moçambicanos e, por via do desporto, combater-se alguns dos males que afectam a sociedade moçambicana, principalmente, na camada juvenil, como sejam as Infecções de Transmissão Sexual (ITS’s), HIV e SIDA, o consumo de álcool, o consumo ilícito de drogas, a delinquência juvenil, entre outros.

Tem como resultados esperados: Assegurada a expansão e consolidação do movimento desportivo para todos; Fortalecidos os mecanismos de aproveitamento e orientação de talentos do Desporto escolar e comunitário; Ampliada a oportunidade de acesso de todos os cidadãos à prática do desporto; Incrementado o investimento para a massificação do desporto; Reconhecido o papel do desporto e recreação na prevenção e combate ao HIV/SIDA e drogas; Reactivada, alargada e consolidada a prática dos jogos desportivos tradicionais e Elevado número de modalidades desportivas praticadas a nível comunitário.”

Fonte: Instituto Nacional do Desporte (INADE).

 

PROJECTO “GINÁSIOS AO AR LIVRE”

O Projecto <strong>Ginásio de Ar livre</strong> consiste em colocar à disposição da população, equipamentos para a prática de actividade fisica num ambiente de Parque e/ou espaços abertos e oferecer às comunidades a oportunidade de lidar com sucesso em relação as doenças de origem hipocinéticas e oportunistas através do exercício físico regular.

A implantação de ginásios em Parques e Jardins, nos bairros residenciais e nas comunidades densamente habitadas proporciona aos mesmos a oportunidade de prática de actividade física  de forma regular no ambiente informal e acompanhado.

Numa fase inicial foi concebido um Projecto-modelo  de implantação de Ginásio de Ar Livre que culminou com a instalação de 5 ginásio a nível nacional. Estes ginásisos foram na totalidade financiado pelo Governo contando com a colaboração dos Conselhos Municipais na componente segurança de equipamento e manutenção dos mesmos.

Até ao presente momento foram instalados em todo território nacional os seguintes Ginásios: i) Província de Cabo Delgado ( Município de Pemba); ii) Província da Zambézia (Município de Quelimane); iii) Província de Tete (Município de Tete); iv) Província de Inhambane (Município da cidade de Inhambane; v) Província de Gaza (Município de Xai-Xai).

Fonte: Instituto Nacional do Desporte (INADE).

 

PROJECTO DESPORTO E CIDADANIA - DESPORTO É SAÚDE

No contexto do Desporto Para o Desenvolvimento, o <strong>Projecto Desporto e Cidadania</strong> faz da actividade física e desportiva uma plataforma para dotar o cidadão Moçambicano de  robustez física, mental e emocional saudáveis e criar momentos de convívio, aproximação, cultura de paz entre os moçambicanos a diversos níveis de organização.

A implementação deste projecto desde 2014 traduziu-se na realização de actividades como a realização jornadas desportivas, envolvendo os membros do Governo central, local e equipas representantes de vários segmentos sociais, económicos e políticos nos diversos complexos e campos desportivos;

As actdades fíaiscas, desportivas e recreativas incluem jogos de Futebol, Basquetebol, Voleibol, Ginástica e podem evoluir para Ciclismo, habilitidades ético-culturais como Jogos Tradicionais, entre outras actividades.

Estas actividades podem ser relizadas a nível central (Governo Central) e/ou a nível local (província e distrito). A Nível central já foram realizados jogos entre as equipas dos Membros do Governo da República de Moçamique e dos Antigas glóris do Desporto de Futebol/Basquetebol, dos Jornalistas e do Corpo Diplomático Acreditado na República de Moçambique.

Fonte: Instituto Nacional do Desporte (INADE).