Imprensa

MJD LANÇA SEMANA NACIONAL DO DESPORTO

Data: 19/09/2019
MJD LANÇA SEMANA NACIONAL DO DESPORTO

MAPUTO, 18 DE SETEMBRO DE 2019 - "Por um Desporto Seguro e Sustentável", teve lugar na tarde de ontem (17), em Maputo, a cerimónia de lançamento da Semana Nacional do Desporto, evento que decorre anualmente em todo território nacional.

Dirigindo-se aos presentes, a Vice-ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira, disse que a prática de educação física e do desporto, em Moçambique, constitui um direito consagrado no Artigo 93 da Constituição da República, cuja competência do Estado é promover e difundir.

Segundo Azinheira, o Governo atribui ao desporto um papel relevante na promoção do desenvolvimento humano e social, cujo entendimento não é apenas como actividade recreactiva e social ou espaço de competição, mas também, e sobretudo, como vector fundamental da educação integral do indivíduo dai que, associado às comemorações do dia 25 de Setembro, dia das Forças Armadas de Moçambique.

Por coincidência, a Semana Nacional do Desporto acontece com objectivo de promover e massificar    a actividade física e lúdica fementando a cultura desportiva como instrumento de reforço da Unidade Nacional.

"Com o lema "Por um Desporto Seguro e Sustentável", esperamos que a sociedade moçambicana vá desenvolver as bases morais e éticas para o enaltecimento e engrandecimento do nosso desporto, assumindo assim como uma forma de contributo do Governo para a sua promoção",   sublinhou a Vice-ministra do pelouro.